Pesquisar este blog

6 de agosto de 2011

Por que os Adolescentes e os jovens entram nas drogas e como evitar que isso aconteça?

Os indivíduos que atravessam o limiar da infância começam a pensar sobre sua identidade. Questionam quem eles são e seu propósito na vida.


(o vazio existencial)

Uma das forças mais poderosas nas vidas dos pré-jovens é o desejo de pertencer a um grupo de amigos. Eles acham consolador buscar conselhos de amigos que os compreendem e se  solidarizam com eles—amigos que também estão na mesma  posição. Ao compartilhar suas idéias com os colegas, tem menos medo de serem ridicularizados ou de gozarem deles. Dado o desejo intenso do adolescente pertencer a um grupo de seus pares, o ambiente necessário  pode ser  criado juntando um grupo e sistematicamente guiado-o de maneira consistente. Em tal ambiente, é possível instilar neles aqueles princípios espirituais que direcionarão seus passos. Serviço à sociedade reforçará este conhecimento e desenvolverá suas capacidades.

Os jovens precisam sentir que eles pertencem a um grupo no qual são aceitos. Em tal atmosfera é possível para eles encontrar respostas às suas perguntas. Começam a formar sua visão do mundo ao expressar-se sem medo de censura ou do ridículo. Eles também aprendem a ouvir, falar, refletir, analisar, tomar decisões e agir de acordo com suas decisões. Como veremos mais tarde, aumentar o poder da expressão é um aspecto essencial do programa que visualizamos para os pré-jovens.

“É a esperança de ‘Abdú’l-Bahá que estas almas jovens na escola do conhecimento aprofundado sejam assistidas por alguém que as ensine a ter amor. Possamos todas elas, em todo o alcance do espírito, aprender bem a respeito dos mistérios ocultos- tão bem que, no Reino do todo-Glorioso, cada uma delas, como rouxinol dotado de fala divulgue em altas vozes os segredos do Reino Celestial e, como alguém que ardentemente ama, exprima seu extremo anelo e sua necessidade absoluta do Bem Amado.”  (The Compilatino of Compilation vol.I,p.272)

Tão importante quanto o grupo de seus pares, os pré-jovens necessitam de um ou mais indivíduos mais velhos que posam se tornar seus amigos verdadeiros, e que tentarão ajudá-los a descobrir seu próprio potencial espiritual. Com sua ajuda, eles precisam encontrar esperança e convicção e serem ajudados a proteger-se de se deixar seduzir pelas forças materialistas que estão tão poderosamente minando a estrutura da vida espiritual e social do homem. Em seus esforços para servir como monitores e conselheiros de grupos de pré-jovens, você precisará ouví-los, oferecer conselhos e, quando necessário, consolar. Você precisa acreditar em sua integridade, respeitá-los e demonstrar amor genuíno.

Nota-se que os jovens que há poucos anos estavam passando pela mesma fase de transição, freqüentemente demonstram ser excelentes monitores, ainda que indivíduos mais velhos também têm sido capazes de cumprir esta tarefa admiravelmente, Existe uma concepção popular de que as gerações de pessoas precisam ser separadas, cada uma de acordo com seus interesses próprios. Enquanto que em algumas circunstâncias se isto pode ser verdade, a idéia não pode ser levada a extremos. O monitor de grupo d e pré-jovens deve  compreender que enquanto o grupo precisa  de sua própria  identidade e experiência  de aprendizagem, seus  membros também devem ser integrados na comunidade como num todo.

O que o pré-jovem não precisa é de mais um adulto lhes tratando como crianças, forçando-os a fazer isso e aquilo, de acordo com uma perspectiva paternalista rígida. Eles precisam de uma pessoa madura que ajuda a criar um ambiente dentro do qual eles podem expressar suas perguntas, suas dúvidas, e onde eles podem investigar coisas. Eles precisam de adultos que podem compartilhar com eles suas experiências e conhecimentos de maneira despretensiosa.
O ambiente que está sendo criado é o de um grupo de amigos que aprendam juntos, servem sua comunidade juntos e se divertem juntos. Não é mais uma aula para assistir. Os jovens devem participar no grupo porque eles desejam e não porque são obrigados.

Hoje o “Materialismo gritante,” “ o apego as coisas mundanas que amortalham as almas dos homens; os tempos e ansiedades que distraem suas mentes; o prazer e os vícios que ocupam seu tempo, os preconceitos e animosidades que obscurecem sua perspectiva, a apatia e a letargia que paralisa suas faculdades espirituais” estão “ entre os obstáculos formidáveis” afirma o Guardião da Fé Bahá’í. Nossa habilidade para remover estes obstáculos dependera do grau no qual nós mesmos formos purificados destas “impurezas” libertos “destas preocupações triviais e ansiedades tormentosas” livres destes “preconceitos e antagonismos, vazio do egoísmo e repleto do poder curador e do poder sustentador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário